Curiosidades: MELHORES CERVEJAS DO MUNDO EM 2012


No dia 5 de maio, San Diego (EUA) foi palco da World Beer Cup, o evento considerado a Copa do Mundo da Cerveja, reunindo especialistas para eleger as melhores cervejas em diversas categorias. Realizado de dois e dois anos.

Neste ano, o World Beer Cup avaliou 3921 marcas, de 799 cervejarias – 12 delas do Brasil – em 54 países. Das 97 categorias concorrentes, a grande vencedora da noite foram às cervejarias norte-americanas. Apesar das inúmeras marcas brasileiras ganhadoras do South Beer Cup estarem competindo, na América do Sul só a Argentina e a Bolívia foram premiadas.




Quilmes Cristal (4,9% teor alcoólico): a Argentina que levoumedalha de ouro na categoria light tropical e latino-americana, é uma pilsen bem encorpada e de boa qualidade, mais forte que as populares vendidas aqui no Brasil. No país de origem é, de longe, a mais vendida. Ela foi batizada a partir do antigo nome indígena da localidade onde a fábrica foi instalada.


Fabricação: Cervecería y Maltería Quilmes, Buenos Aires, Argentina








Samuel Adams Utopias 2011 (27% teor alcoólico): essa cerveja ganhou na categoria Strong Beer envelhecida em barris de madeira. O rótulo tem o maior teor alcoólico do mundo para cerveja. A fabricação dela acontece a cada 2 anos em lotes de apenas 8 mil unidades. Ela é feita de um blend de envelhecido em barris de madeira por 18 anos, que aumenta as notas de baunilha e cacau da cerveja e gera um aroma de gengibre e canela. Ela é destinada a ser consumida em temperatura ambiente, em copo de conhaque.



                                                                                  Fabricação: The Boston Beer, Estados Unidos


Starobrno Lezak (5% teor alcoólico): o país berço das cervejas tipo Pilsen não poderia deixar de ganhar o ouro na categoria Bohemian Pilsener . Esta cerveja premium puro malte é produzida com os melhores maltes da Moravia e os melhores lúpulos da Bohemia. No início, a cerveja era produzida em conventos e monastérios existentes perto da cidade de Brno. A coloração é dourada escura, creme denso e persistente. No aroma também se apresenta uma leve sensação frutada.


Fabricação: Heineken Czech Republic, Kru’ovice, República Checa

  






 Weltenburger Kloster Urtyp Hell (4,9% teor alcoólico): a genuína representante da tradição da Baviera ganhou o 1º lugar no estiloMünchner Helles. A cerveja puro malte do tipo Pilsen segue à risca a receita original da região Alemã, oferecendo uma bebida de coloração amarelo ouro, encorpada, com um leve toque de malte e um forte e agradável aroma.                      

Fabricação:Löwenbrauerei Passau, Passau, Alemanha













Leffe Brown (6,5% teor alcoólico): medalha de ouro na categoria Dubbel, esta cerveja é produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe. Seu sabor robusto apresenta uma combinação entre seu pronunciado aroma de caramelo torrado e um toque levemente adocicado no final. A tradicional receita é a mesma desde 1240. A marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo.

Fabricação: AB InBev, New York, NY, Estados Unidos





Westmalle Trappist Tripel (9,5% teor alcoólico): número um na categoria Tripel, a cerveja é considerada a mãe de todas do estilo. Foi produzida pela primeira vez no ano de 1934, em um monastério e mantem a receita desde 1956. A cerveja trapista é dourada, tem um creme denso, consistente, com aroma de nozes, canela e frutas cristalizadas. No final, oferece um amargor no fundo da língua.

Fabricação: Westmalle Trappist Brewery, Westmalle, Bélgica