Automotores: O Carro Mais Caro Do Mundo

Bugatti Veyron Super Sport - US$ 2.400.000,00 /R$ 5.200.000,00


História
As origens deste carro remetem a 2000, quando foram apresentados os Bugattis EB 118, EB 218, EB 18/3 Chiron e o primeiro Bugatti Veyron, com o nome de EB 18/4, que significam Ettore Bugatti. O número inicial de cilindros era 18, porém, em 2001 foi apresentado o modelo com 16 cilindros, pois o modelo de 18 cilindros possuía um motor demasiadamente complexo.
Motor
Após terem sido definidos os cilindros que o motor do carro teria, houve uma grande preocupação em como alcançar 1001 cv de potência. Para isso, foram utilizados quatro turbo compressores e 10 radiadores (que no total levam 40 litros de água, enquanto um carro normal apenas tem um radiador com 6-8 litros), intercoolers de ar-líquido, além de a injeção de combustível ser direta. O resultado é: 1001 cv (na versão Super Sport são 1200cv) aos 6000 rpm, binário de 1.250 Nm dos 2200 até os 5500 rpm.
O Bugatti Veyron conta com um motor de 16 cilindros, que resulta da junção de dois motores em V de 8 cilindros em apenas um (motor em W), gerando uma enorme potência. Essa potência é capaz de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e de 0 a 290 km/h em 14 segundos. O motor conta com quatro comandos de válvulas variáveis e quatro turbos.
Aerodinâmica
Apesar de não ter uma aerodinâmica perfeita, o Veyron mantém sustentação sem perder coeficiente aerodinâmico. Ele tem três tipos de rodagem, neles, o vão livre de rodagem e seu aerofólio são modificados o suficiente para manter o carro estável.
No primeiro modo, seu aerofólio está retraído e o carro está a 124 mm da pista.
No segundo modo, aos 220 km/h, o carro baixa para 78 mm na frente e 94 mm na traseira. Pequenos defletores na frente se abrem e seu espoiler sobe 30 cm, num ângulo de seis graus. Este modo permite chegar aos 370 km/h
Bugatti Veyron Super Sport
Versão mais veloz do Veyron. Com seu supermotor 8.0 W16 tetraturbo (ou quadriturbo, se preferirem) mais incrementado ainda, ele gera 1200cv e pode alcançar 437,16 km/h (na versão de rua o motor tem um bloqueio eletrônico que faz com que ele pare de acelerar a 415 km/h). Seu design se diferencia do Veyron normal pelos faróis de LED e por ter a parte inferior e as rodas de magnésio pintadas de laranja. E, por fim, o aerofólio traseiro que se ergue a 180 km/h, enquanto que, no Veyron normal, o mesmo se ergue a 220 km/h.
Bugatti Veyron Super Sport